domingo, 17 de abril de 2016

O que são Pontos Cardeais e Colaterais? Rosa dos Ventos e Bússola


Brasil é dividido em cinco regiões: Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. Esses nomes não são por acaso, e têm relação com a localização de cada região. Não é coincidência que os nomes de algumas regiões, sejam também nomes dos Pontos Cardeais.

A necessidade de se localizar e se orientar, sempre foi de grande importância para o homem e todas as suas atividades no espaço geográfico. Para se deslocar sobre a superfície terrestre, o homem se baseou na posição do sol, e elaborou diversas técnicas para padronizar os rumos, criando assim os pontos de orientação.

O conceito de orientação está relacionado com da posição do elemento no espaço geográfico, determinado a partir de um ponto pré definido. Esses pontos de orientação são os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

As antigas civilizações perceberam que, durante o dia, o sol fazia uma trajetória idêntica à do dia anterior, e puderam estabelecer a regularidade de sua movimentação. A partir dessas observações, foram determinados os pontos leste, posição do sol ao nascer no horizonte, e oeste, o ponto em que o sol se põe.

Além do sol, outras estrelas também eram observadas, auxiliando na determinação dos outros pontos cardeais. A estrela polar foi a que mais ajudou, pois sua localização no espaço, sempre constante, permitiu encontrar o ponto cardeal norte, e consequentemente, o ponto sul.

Para estabelecer uma localização mais precisa, foram criados os outros pontos, que são intermediários entre os pontos cardeais. Esses pontos são representados graficamente pelarosa-dos-ventos, e possuem os seguintes nomes:
O que são os pontos cardeais ou principais?



São os que apontam para as quatro direções principais, baseadas no trajeto do sol.
Norte – N
Sul – S
Leste – L
Oeste – O
O que são os pontos colaterais?



São pontos intermediários, localizados entre os pontos principais.
Noroeste – NO, fica localizado entre os pontos norte e oeste;
Nordeste – NE, localizado entre os pontos norte e leste;
Sudeste – SE, fica entre os pontos sul e leste;
Sudoeste – SO, aparece entre os pontos sul e oeste.
O que são os pontos Subcolaterais?



São os intermediários dos intermediários. Isso mesmo, ficam localizados entre os pontos colaterais.
Nor-nordeste – NNE
Nor-noroeste – NNO
Su-sudeste – SSE
Su-sudoeste – SSO
Es-nordeste – ENE
Es-sudeste – ESE
Oes-sudoeste – OSO
Oes-noroeste – ONO
A rosa dos ventos

A rosa dos ventos tem esse nome, pois na Grécia, indicava as diferentes direções que o vento pode tomar. Somente depois a rosa-dos-ventos foi utilizada com os pontos cardeais.

Determinados os pontos de orientação, como eles poderiam ser utilizados? E se fosse noite, e o céu estivesse nublado, de forma que nem o sol e nem as outras estrelas poderiam auxiliar a tomar determinado caminho?

Foi por essa necessidade que, com a utilização dos pontos cardeais, foi inventada uma ferramenta que poderia auxiliar, sem a necessidade da observação dos astros. Essa ferramenta foi a bússola, uma das mais importantes ferramentas de localização.
A bússola


Embora ainda existam dúvidas sobre a origem da bússola, os primeiros indícios de seu uso ocorreu na china, pois os chineses utilizavam as propriedades da magnetita, um mineral magnético, para encontrar o ponto cardeal norte. Sua orientação era baseada segundo o campo magnético da terra. Esse princípio foi utilizado depois, pelos europeus, que esfregavam agulhas nas pedras de magnetita para que, magnetizadas, pudessem ser utilizadas para localizar o norte.

Essa técnica foi largamente utilizada nas grandes navegações, principalmente pelos europeus, que aprimoraram o objeto, prendendo a agulha a um cartão com o desenho da rosa-dos-ventos e colocando sobre uma bacia cheia de água, a agulha então apontava para o norte.

Inicialmente, as agulhas das bússolas eram muito instáveis, e demoravam a parar sobre o ponto que indicava. As técnicas de produção de bússolas foram evoluindo, e hoje as bússolas são instrumentos precisos para encontrar os pontos cardeais na rosa dos ventos.

http://aprovadonovestibular.com/que-sao-pontos-cardeais-colaterais.html

FRONTEIRAS DO BRASIL

Acordos e tratados entre os países envolvidos delimitam as fronteiras de cada território.

A partir da criação dos Estados como nação, todos eles sentiram a necessidade de estabelecer fronteiras, promovendo a separação entre os países para que não houvesse uma intervenção da soberania, ou seja, para que um país não tentasse ingressar no território vizinho. Os limites entre os territórios têm como objetivo identificar onde começa um território e termina outro. Todos os limites territoriais existentes na face da Terra foram firmados por meio de acordos e tratados entre os países envolvidos. Após esse processo foram implantadas linhas imaginárias que são, em grandes casos, marcadas por meio de elementos naturais como rios, lagos, serras e montanhas ou uma construção de um marco artificial sobre o terreno.

Diversas vezes a expressão limite é confundida com fronteira, no entanto, essa corresponde à toda extensão da linha limite de um país (exemplo fronteira entre Argentina e Brasil). Todo país que possui litoral detém parte do território em áreas marinhas até um certo ponto do oceano, denominada de fronteira marítima.

As zonas próximas às fronteiras entre duas nações normalmente são urbanizadas e produzem um grande fluxo comercial e cultural entre habitantes das nacionalidades envolvidas.

Um grande número de países possui um esquema de defesa nas faixas de fronteiras no continente e no mar, com intuito de proteger o território e conservar a soberania, além de evitar a entrada de contrabando, drogas, armas, imigrantes ilegais, entre outros.

http://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-fronteiras-brasil.htm

TIPOS DE RELEVO

A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões.
relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo.

Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.

Planícies são áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

Depressão são áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.