quinta-feira, 14 de junho de 2012

Curiosidade - O que é Pororoca ?



Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio. Existem várias explicações para este fenômeno, mas a principal diz que sua causa deve-se à mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos proporcionando grande barulho.
Na região Amazônica, ocorre esta elevação de água que chega a 6 metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Pode-se prever a pororoca com duas horas de antecedência, pois a força da água vinda da cabeceira provoca um barulho muito forte e inconfundível. Momentos antes de sua chegada cessa o barulho e então reina o silêncio. Este é o sinal de que é melhor procurar um local seguro para que a força da água não cause nenhum estrago. Hoje, a pororoca tornou-se atração turística. Acontecem campeonatos de surf na pororoca onde o vencedor é aquele que permanece mais tempo sobre a onda.

Ciclo da água

O nome científico do ciclo da água é ciclo hidrológico!

É assim que chamamos a troca constante que a água faz entre a terra, mares, rios florestas e a atmosfera.
De maneira simplificada, podemos dizer que o ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico desse elemento. Ou seja, na natureza a água se torna ora líquida, ora gasosa... e para isso conta com ajuda da energia do sol.
O sol provoca a evaporação dos oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos.
Evaporação é a passagem da água do estado líquido para o gasoso, quando ela assume a forma de vapor. A evaporação também ocorre durante a respiração dos animais e plantas.
Como vapor, a água vai para camadas mais altas da atmosfera e forma as nuvens.
Quando a condensação aumenta nas nuvens, o vapor d'água se transforma novamente em líquido. Assim, a água volta novamente para a superfície da terra como gotas de chuva, o que chamamos de precipitação.
Em lugares frios essa água cai em forma de flocos de neve.
Sobre a superfície, a água da chuva escoa para formar os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos... e assim, o ciclo da água recomeça.

sábado, 9 de junho de 2012

Jogo educativo aprender os números em inglês

Descrição do Jogo: Divertida corrida de tartarugas que tem como objetivo aprender os números em inglês. Neste jogo de aprender inglês você terá que resolver contas de adição e subtração e clicar no resultado que aparece em inglês. É um jogo educativo muito bacana que testa os conhecimentos em matemática e também em inglês, vale à pena jogar. 
Como jogar: Use o mouse para jogar. Entre no link abaixo:


http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/aprender-ingles/